Uma gravidez planejada certamente é recebida com alegria, porém nem sempre se planeja ter um filho. Mas de qualquer forma que se ocorra uma gravidez, a mãe e o bebê precisam ser respeitados e protegidos.
Seja planejada ou inesperada, toda mulher assim que tenha sua gravidez confirmada deve iniciar o pré-natal.
O pré-natal acompanha a gravidez e prepara o parto e pós parto. Quanto antes ocorrer a 1ª consulta melhor. Nestes atendimentos a gestante conta com o apoio , orientações e cuidados dos profissionais de saúde.
Um pré-natal de qualidade deve ter no mínimo 7 consultas, realizadas pelo médico ou enfermeira, devem ser realizados exames de sangue para descobrir o tipo de sangue e doenças como sífilis, AIDS, anemia, hepatite e diabetes; exames de urina para descobrir infecções e perda de proteína; exame físico e ginecológico para saber como está a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê. Além de exames de prevenção do câncer de colo do útero, medida de peso e pressão arterial e vacinação antitetânica.
Durante o pré-natal os profissionais também dão orientações sobre hábitos de vida saudável, planejamento familiar, cuidados com o recém-nascido, alimentação, importância da consulta pós-parto.
Um ponto importante é que durante estas consultas a mãe também é preparada para realizar o aleitamento materno, tão importante para vida do bebê, como falamos neste post aqui.
Portanto futuras mamães, para ter uma gravidez saudável é fundamental que você compareça a todas as consultas do pré-natal, fazendo todos os exames e seguindo as orientações do seu médico e enfermeiro.
parabéns
ResponderExcluir