26 de jul. de 2012
De acordo com dados da secretaria, em Criciúma a incidência anual é de 100 casos, com o predomínio da hepatite C. Em 2011 a incidência de hepatite B foi de 14 para 100 mil habitantes, já a hepatite C foi de 30 casos para cada 100 mil habitantes. “Nós temos em tratamento da hepatite C aproximadamente 35 pacientes, enquanto 25 pessoas realizam tratamento contra a B”, informou a enfermeira.
O que é hepatite viral: é uma inflamação no fígado causada por vírus ou por alguma reação do organismo a substância como álcool ou remédios. As hepatites virais causadas por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra.
Sintomatologia: é uma doença silenciosa. Você não sabe que tem e continua transmitindo. Os principais sintomas de um portador de hepatite viral, quando aparecem, são o cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado (lado direito, abaixo das costelas), pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Transmissão: as hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a B é uma doença sexualmente transmissível. Então toda forma que propicie o contato com sangue ou fluídos corporais contaminados impõe um risco de transmissão. A hepatite A é transmitida pela água ou alimentos contaminados.
Prevenção: Hepatite A – lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após ir ao banheiro, beber água fervida ou filtrada, lavar bem os alimentos.
Hepatite B e C – Não compartilhar agulhas e seringas no uso de drogas injetáveis. Não Compartilhar materiais de higiene pessoal, como escova de dente, lâmina de barbear ou depilar e alicates de unha. Exigir material esterilizado ou descartável em serviço de saúde, setor estética, lojas de tatuagem e piercing. Usar sempre preservativos em todas as relações sexuais.
10 de jul. de 2012
Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
No dia 13 de julho a Lei nº 8069, de 13.07.1990, completa vinte e dois anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente é conhecido pela sociedade brasileira por ECA (as primeiras letras das palavras Estatuto Criança e Adolescente).
O ECA nada mais é do que um instrumento de cidadania. Na verdade o ECA é uma lei, fruto da luta de movimentos sociais, profissionais e de pessoas preocupadas com as condições e os direitos infanto-juvenis no Brasil. O ECA foi especialmente criado para revelar os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes. Também há neste estatuto os direitos e deveres dos adultos.
O ECA também dispõe sobre a proteção integral das crianças e dos adolescentes. O art. 3° do ECA assegura-lhes a proteção integral que se traduz em todas as oportunidades e facilidades "a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade" .
O ECA garante que todas as crianças e adolescentes, independentemente de cor, etnia ou classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e serem adultos saudáveis.
Antes do surgimento do ECA, existia apenas o Código de Menores (uma lei de 1979), uma lei voltada apenas para os menores de 18 anos, pobres, abandonados, carentes ou infratores.
Vale a pena lembrar ainda que o ECA respeita as demais leis internacionais que mencionam os direitos das crianças e dos adolescentes, como: a Declaração dos Direitos da Criança (Resolução 1.386 da ONU - 20 de novembro de 1959); as regras mínimas das Nações Unidas para administração da Justiça da Infância e da Juventude - Regras de Beijing (Resolução 40/33 - ONU - 29 de novembro de 1985); as Diretrizes das Nações Unidas para prevenção da Delinqüência Juvenil - diretrizes de Riad (ONU - 1º de março de 1988 - RIAD) entre outros.
5 de jul. de 2012
Campanha de Amamentação
Representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, UNICEF e Fonoaudiólogos de vários Estados. |
Madrinha da Campanha "Bebê Sarado" Daniele Suzuki. |
Mãe e bebê da nossa Unidade. |
Bebê Sarado Mama no Peito
No dia 24 de julho de 2012, das 09:00 às 13:00 horas, na Vila Olímpica da Mangueira, os Conselhos Federais e Regionais de Fonoaudiologia promovem a Campanha Nacional da Amamentação, com o slogan: “Bebê Sarado Mama no Peito". o objetivo da campanha é mostrar a importância do fonoaudiólogo na amamentação do bebê. “A succção é uma atividade que prepara a fala da criança, previne alguns problemas fonoaudiólogicos e ajuda a desenvolver toda a musculatura oral. A criança que mama no peito da mãe aprende a respirar corretamente, ou seja, pelo nariz.” O fonoaudiólogo atua em maternidade, inclusive nas UTIs neonatais, para que o bebê prematuro ou aquele que teve alguma complicação ao nascer sugue bem no peito da mãe. O CMS Tia Alice vai coletar vidro(com tampa) para armazenamento de leite materno. Os vidros serão encaminhados ao Banco de Doação de Leite. Participe!