De acordo com dados da secretaria, em Criciúma a incidência anual é de 100 casos, com o predomínio da hepatite C. Em 2011 a incidência de hepatite B foi de 14 para 100 mil habitantes, já a hepatite C foi de 30 casos para cada 100 mil habitantes. “Nós temos em tratamento da hepatite C aproximadamente 35 pacientes, enquanto 25 pessoas realizam tratamento contra a B”, informou a enfermeira.
O que é hepatite viral: é uma inflamação no fígado causada por vírus ou por alguma reação do organismo a substância como álcool ou remédios. As hepatites virais causadas por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra.
Sintomatologia: é uma doença silenciosa. Você não sabe que tem e continua transmitindo. Os principais sintomas de um portador de hepatite viral, quando aparecem, são o cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado (lado direito, abaixo das costelas), pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Transmissão: as hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a B é uma doença sexualmente transmissível. Então toda forma que propicie o contato com sangue ou fluídos corporais contaminados impõe um risco de transmissão. A hepatite A é transmitida pela água ou alimentos contaminados.
Prevenção: Hepatite A – lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após ir ao banheiro, beber água fervida ou filtrada, lavar bem os alimentos.
Hepatite B e C – Não compartilhar agulhas e seringas no uso de drogas injetáveis. Não Compartilhar materiais de higiene pessoal, como escova de dente, lâmina de barbear ou depilar e alicates de unha. Exigir material esterilizado ou descartável em serviço de saúde, setor estética, lojas de tatuagem e piercing. Usar sempre preservativos em todas as relações sexuais.
0 comentários:
Postar um comentário